CACT/IG-Unicamp

Avaliação de curso (1º semestre de 2010)

21/05/2010 17:53

No dia 11 de maio, as unidades da Unicamp realizaram suas avaliações de curso. Elas são essenciais para que os estudantes opinem sobre as disciplinas; mas outros pontos sobre seus cursos, não menos importantes, são colocados, tais como: a falta de professores, problemas de verbas, acessibilidade, projetos, entre outros! Um dia antes, o CACT realizou uma pré-avaliação de curso, de modo levar uma lista de pontos à coordenadoria de graduação.

    A avaliação de curso das turmas de Ciências da Terra e do curso integral de Geografia saíram prejudicadas pela pequena participação dos alunos, mas no caso do curso noturno as coisas foram diferentes: a reunião de todas as turmas num único momento propiciou um espaço de debate mais rico e dinâmico! Por isso, o CACT defende que o mesmo seja feito na próxima avaliação com o curso integral de Geografia -- que já sofre com a "ausência natural" de pessoas!

    Isso não quer dizer solução para todos os problemas. A baixa participação dos estudantes, além da falta de interesse, é muito influenciada pela não resolução dos problemas apontados em avaliações anteriores. Como sempre, houve muito debate sobre a situação do curso e suas carências, mas vimos que muitas soluções só serão alcançadas quando grandes transformações ocorrerem. Precisamos, dessa forma, aumentar nossa participação -- falando como estudantes, não como gestão -- nos espaços de representação discente do IG. Graças à nossa ausência ou participação ruim neles, as avaliações de curso foram transformadas em verdadeiras seções de desabafo dos alunos em relação aos problemas enfrentados pela instituição!

    Mas, apesar dos problemas, saímos com um impressão melhor da avaliação de curso do que no ano passado -- especialmente a reunião da noite. Os estudantes não ficaram travados no debate e puderam conhecer melhor a situação do IG e da Unicamp com a ajuda dos (poucos) professores presentes -- Marcos, Archimedez, Lindon e Cristiano Rocha. Isso significou muita coisa! Sabemos que muitas questões serão levantadas, de novo, no futuro; por isso não podemos nos calar e devemos agir enquanto parte importantíssima do IG!

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 CACT – Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra.